tag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.comments2023-04-10T08:37:43.407-07:00Uma cidade melhor e mais inclusivaUnknownnoreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-91571003660109988232014-06-14T21:23:56.220-07:002014-06-14T21:23:56.220-07:00Prefeitura de Florianópolis:
1 - Poderia por favo...Prefeitura de Florianópolis:<br /><br />1 - Poderia por favor esclarecer esse 'todo o sistema foi pensado nos moradores'? Primeiramente porque não consigo encontrar o projeto completo (talvez não procurei da maneira certa), mas especialmente porque todas as notícias que vi a respeito incluiam apenas um ponto de parada no Maciço. Com apenas um ponto, se as pessoas antes tinham que subir escada e ladeiras ao chegar em casa, agora terão que subir ao sair, até o ponto do teleférico; não muda o fato do transporte ser concentrado em um ponto geográfico. Adicionalmente, considero interessante a proposta de moradores da região terem direito à uma passagem de ida e volta, mas isso não apenas não resolve o fato que os outros usuários pagarão uma passagem cara, como acrescenta a questão de se esse investimento em passagens para esses moradores é válido, ou seja, se não haveriam maneiras mais inteligentes (leia-se tão ou mais eficientes que um teleférico porém mais baratas) de utilizar esse recurso do subsídio.<br /><br />2 - Considerando o valor de 15km (citado pelo professor Elson) de faixas exclusivas de ônibus que poderiam ser construídas com o mesmo orçamento do teleférico, o trajeto Centro-UFSC, que tem algo como 6,5km, poderia ser cumprido entre 11 e 19 minutos (velocidade média de 20km/h a 35km/h), porém com uma capacidade operacional de até 45mil passageiros/sentido-hora. (http://www.brtbrasil.org.br/index.php/brt/operacionais#.U50QI_ldWAg) Hoje, porém, a preocupação da administração municipal para que esse trecho seja cumprido rapidamente é tanta que a linha UFSC Semidireto - saída sul, a mais rápida a fazer essa ligação, tem apenas 5 horários no dia. Não apenas isso, negligencia-se com um projeto como esse do teleférico que o problema dos estudantes para chegarem até a universidade não é apenas o trecho centro-UFSC, mas o trecho de suas casas (Estreito, São José, Palhoça, etc) até o centro; em outras palavras, negligencia-se qualquer projeto de solução para o problema de mobilidade da região conurbada, como bem destacou o professor Elson.<br /><br />3 - É no mínino irresponsável tentar argumentar que os recursos estão garantidos pelo governo federal e que esses não podem ser usados para outra finalidade que não esta, como que desvinculando o governo municipal do federal. Três razões: a) esse dinheiro, se não utilizado aqui, pode ser realocado posteriormente pelo governo federal; b) caso o projeto seja executado, deve-se pensar não apenas no custo de implantação mas também no de manutentação, que será oriundo (no mínimo em parte) do governo municipal; c) o dinheiro foi destinado à essa finalidade pois foi este o projeto apresentado pela Prefeitura, e agora a Prefeitura tenta justificar como se o dinheiro tivesse 'caído do céu' e agora deve ser alocado à essa finalidade.<br /><br />Adicionalmente, coloco o ponto de que a prefeitura falou que todos os projetos para os quais foram captados recursos contam com ciclovias e ciclofaixas, porém nada falou sobre a ampliação da rede para bicicletas fora dos locais desses projetos. Sobre o papel da bicicleta na mobilidade urbana não vou dissecar pois este é um tópico já bastante discutido (Google!) e meu post já está demasiadamente longo.Matheushttps://www.blogger.com/profile/13723949605413302874noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-62550421415100083692014-06-13T13:35:58.820-07:002014-06-13T13:35:58.820-07:00Olá Professor Elson Pereira, a Prefeitura Municipa...Olá Professor Elson Pereira, a Prefeitura Municipal de Florianópolis o parabeniza pelo debate de tema tão relevante para o desenvolvimento da cidade. Gostaríamos, entretanto, de esclarecer alguns pontos:<br /><br /><br />1 - Sobre o Projeto do Teleférico ligando o Centro à UFSC, via Maciço do Morro da Cruz. Nunca houve e não há pretensão de com o projeto resolver todos os problemas de mobilidade urbana de Florianópolis e região. Toda a obra é pensada tendo em vista um investimento em prol da qualidade de vida e da dignidade de dezenas de milhares de famílias que vivem no Maciço e, atualmente, precisam vencer centenas de degraus e ladeiras íngremes, muitas vezes carregando compras e crianças de colo, para chegar em casa. Além disso, os moradores do Maciço terão direito a uma passagem de graça por dia, ida e volta, atendendo um problema de transporte que há anos perdura na região.<br /><br />2 - Sobre a integração com a UFSC. Aproveitando o fato da região estar conectada com a Universidade Federal, geograficamente falando, é oportuno pensar que para além das famílias que residem no Maciço, estudantes e outras pessoas possam ter acesso rápido a Universidade com a execução da proposta. A estimativa da Prefeitura é atender até três mil passageiros por sentido/hora, com tempo de percurso entre Centro e UFSC estimado em 15 minutos;<br /><br />3 - Sobre os recursos. Com relação a eles, estão garantidos pelo governo federal, que já executou projetos semelhantes com grande êxito em outras cidades, e não podem ser usados para outra finalidade que não esta. Da mesma forma, na semana passada, a presidente da República assinou a liberação de R$ 412 milhões, exclusivamente para obras de mobilidade urbana. Trata-se do maior volume de recursos liberados de uma vez, resultado de mais de um ano de trabalho de elaboração de projetos. Para você ter uma ideia, das 25 cidades brasileiras selecionadas pelo governo federal, apenas Florianópolis recebeu a verba para obra, devido a qualidade dos projetos apresentados e da viabilidade de sua execução. Os recursos financeiros serão destinados também a construção dos primeiros quilômetros de corredores exclusivos para ônibus da história de Florianópolis - corredor exclusivo para ônibus (BRT) da Via Expressa Sul até o Terminal do Rio Tavares; corredor exclusivo para ônibus da avenida da Saudade até o trevo de Canasvieiras (com construção de duas novas pistas na SC-401); duplicação da Rodovia Admar Gonzaga até o Morro da Lagoa -, entre outras obras imprescindíveis para melhorar a mobilidade, priorizando o transporte coletivo de qualidade.<br /><br />Agradecemos suas considerações e ficamos à disposição para esclarecimentos.<br />Prefeitura Municipal de FlorianópolisPrefeitura Municipal de Florianópolishttps://www.blogger.com/profile/14932375294396442564noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-79094152704737230472014-06-11T16:06:43.288-07:002014-06-11T16:06:43.288-07:00Professor, eu acredito que isso seja, simplesmente...Professor, eu acredito que isso seja, simplesmente, uma falta grande de vergonha para com o povo e o crescimento da cidade, principalmente no sentido da mobilidade. Fica parecendo que nós, cidadãos de opinião formada, não temos pensamentos e nem inteligência suficientes para assimilar e entender os fatos. É uma lástima viver em um cenário desses, com uma cara de pau absurda por parte dos governantes e do responsável pela gestão do municipio. Enquanto o plano tiver como prioridade interesses secundários acima de qualquer melhoria de vida das pessoas e do crescimento municipal, vamos, infelizmente, continuar batendo com estes tipos de aberrações. Vergonha!!! Espero que a coisa mude de mãos, não o mais rápido possível, tem que ser imediatamente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-65292155728191900732014-04-12T05:02:01.061-07:002014-04-12T05:02:01.061-07:00Gostaria de ver todos aqui participando das novas ...Gostaria de ver todos aqui participando das novas audiências públicas para discussão do novo Plano Diretor de Florianópolis que devem acontecer nos próximos dias. Vamos ficar atentos que é a última chance! Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07829050394518953774noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-14295234586627464422012-04-23T19:26:01.550-07:002012-04-23T19:26:01.550-07:00Linda postagem! Florianópolis e sua população mere...Linda postagem! Florianópolis e sua população merecem mais...mais do que serem igualmente geridas como em outras tantas... É única. É linda! É possível!Luiz Felipe Rachadelhttps://www.blogger.com/profile/01055832620621799023noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-77278310593294055142012-04-21T06:46:07.663-07:002012-04-21T06:46:07.663-07:00Bom dia professor, não achei o teu email por isso ...Bom dia professor, não achei o teu email por isso estou escrevendo aqui. Olha só a imagem que eu recebi: http://postimage.org/image/rx4f0q6o1/<br />É triste, mas acho que é assim que será!Lucas Eleutério da Silveirahttps://www.blogger.com/profile/07289430370101538240noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-47579878986321674352012-03-29T12:39:41.860-07:002012-03-29T12:39:41.860-07:00UMA PENA... COM O DESAPARECIMENTO DO GALPÃO DA CEN...UMA PENA... COM O DESAPARECIMENTO DO GALPÃO DA CENTENÁRIA SOCIEDADE CARNAVALESCA TENENTES DO DIABO, A CIDADE ESQUECEU UM POUCO DE SUA HISTÓRIA NO PERÍODO CARNAVALESCO. HOJE, A TENENTES LUTA PARA RETRATAR UM POUCO AQUELE PASSADO RECENTE. DE MUITO SUCESSO, ALEGRIA E DEDICAÇÃO DAQUELA COMUNIDADE (PRAINHA). MERECEMOS RESPEITO! www.tenentesdodiabo.com.brDiretoria - A.E. Juventushttps://www.blogger.com/profile/16853671350005548099noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-86273752125978152642012-03-27T17:05:54.555-07:002012-03-27T17:05:54.555-07:00Elson, como sempre tu nos fazes refletir..parabéns...Elson, como sempre tu nos fazes refletir..parabéns para você!Elizetehttps://www.blogger.com/profile/16010553645636721802noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-64655762036666356942012-03-15T12:39:12.398-07:002012-03-15T12:39:12.398-07:00O sr. não é a Luiza mas está no Canadá. Também já ...O sr. não é a Luiza mas está no Canadá. Também já estive em Vancouver e Toronto e tive a oportunidade de usar o sky train. E se não me falha a memória, foi um gaúcho que deu origem a este estudo (o protótipo ainda se encontra abandonado em Porto Alegre). Resolveria em parte a mobilidade pois poderia ser usado o canteiro central da Beira-Mar no trajeto centro-UFSC, para começo de estudo. E ainda me pergunto: se Vancouver, que não é ilha, mas tem excelente sistema de farry-boat,pode, porque nós, que somos uma ilha, não podemos ter este sistema em funcionamento????silviahttps://www.blogger.com/profile/06926894662170960936noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-85895862054606789782012-03-14T11:54:08.913-07:002012-03-14T11:54:08.913-07:00O pensamento do professor Elson vem corroborar com...O pensamento do professor Elson vem corroborar com Macpherson (1978) que compara este tipo de democracia ao sistema econômico de mercado, onde pois, para o autor “A democracia é tão somente um mecanismo de mercado: os votantes são os consumidores: os políticos são os empresários”.<br />Em contraponto a este modelo de democracia hegemônica, em que o poder econômico marca os passos do desenvolvimento, alternativasmais mais humanas e menos econômicas.Silvio Billhttps://www.blogger.com/profile/12163971978662714868noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-73732897288235799932012-03-14T11:24:25.164-07:002012-03-14T11:24:25.164-07:00Caro Professor Elson,
São de pessoas que pensam de...Caro Professor Elson,<br />São de pessoas que pensam dessa forma que estamos precisando, não somente para Florianopolis, mas para todo o Estado de SC e do Brasil; pessoas que criticam com conhecimento técnico e de causa, mas, mostram, com convicção, dados e alternativas.<br />Parabéns por mais belo texto e que ele sirva de inentivo aos eleitores de Florianopolis, como o prosito de mudanças.<br /><br />Silvio Mendes<br />(de Grenoble, França)Silvio Billhttps://www.blogger.com/profile/12163971978662714868noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-68092454666445605082012-03-04T12:57:53.184-08:002012-03-04T12:57:53.184-08:00Sugiro que "os do contra" apresentem o &...Sugiro que "os do contra" apresentem o "Habite-se" de suas residências. Porque é muito comum pessoas falarem em Especulação imobiliária, ocupação irregular, plano diretor etc, mas moram em servidões clandestinas, em APPs, APLs e constroem sem licenciamento. Pregam moral de cuecas.Ester Eloisahttps://www.blogger.com/profile/11384027805878315683noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-53005695882256579842012-03-01T15:34:09.404-08:002012-03-01T15:34:09.404-08:00Como que um empreendimento que irá gerar um PARQUE...Como que um empreendimento que irá gerar um PARQUE PÚBLICO junto à orla, MARINA e PÍERES, inclusive para pescadores, irá "afastar a população do mar"??? É justamente a cidade se redimindo dos aterros mal-aproveitados pelo poder público, da demolição do Miramar e se reconciliando com sua tradição marinheira!!!Ernesto São Thiagohttps://www.blogger.com/profile/03947377461904680458noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-21473243301835889392012-02-29T19:12:42.245-08:002012-02-29T19:12:42.245-08:00A privatização de mais uma área pública de Fpolis ...A privatização de mais uma área pública de Fpolis também não me surpreende.Como citado pelo Prof. Elson, a interrupção do Plano Diretor Participativo é uma prova de que o modelo planejado para a capital caminha pelo vies dos interesses privados e não dos anseios das comunidades. Querem prova maior que o tema da mobilidade urbana?Para a administração atual é muito "mais viável" construir viadutos isolados pelo município e planejar a 4a ponte, do que investir, por exemplo, num sistema de transporte público de qualidade, seja rodoviário e/ou hidroviário... Enfim, poderia citar muitos outros "maus" exemplos. Prefiro lembrar que este ano temos as eleições municipais!Gerlyhttps://www.blogger.com/profile/17468257871849959192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-80770491024140243042012-02-29T17:52:14.518-08:002012-02-29T17:52:14.518-08:00Se analisarmos mais profundamente os problemas de ...Se analisarmos mais profundamente os problemas de Florianópolis e de sua região de influência veremos que grande parte deles têm sua gênese no tipo de planejamento urbano que se pratica, quase sempre voltado ao mercado imobiliário. O que falta para termos uma cidade com qualidade de vida? Talvez a resposta seja espírito público para nossos governantes e para nós mesmos. Estamos alheios à política urbana, reclamando dos intermináveis congestionamentos sem saber que nosso descaso contribui para eles. Precisamos acordar para questões que estão saltando aos olhos. É preciso participação popular ativa em decisões que interessam a todos. O novo projeto mirabolante para a Ponta do Coral é um exemplo emblemático da mercantilização de Florianópolis. Não é apenas um espaço público que se perde, é o nosso aval ao crescimento predatório da cidade. Vamos defender a Ponta do Coral, defendendo, assim, nosso próprio espírito público! Parabéns ao Prof. Elson pelo brilhante artigo!Marcio Marchihttps://www.blogger.com/profile/05546331355769689040noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-32901898501481765802012-02-29T09:29:43.297-08:002012-02-29T09:29:43.297-08:00Elson, o artigo amplia a convicção de que a Ponta ...Elson, o artigo amplia a convicção de que a Ponta do Coral é inegociável. Lutemos em nome das geraçoes futuras. Parabéns!Blog do Afrâniohttps://www.blogger.com/profile/14729594654060281724noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-20304005669555784132012-02-27T11:35:08.153-08:002012-02-27T11:35:08.153-08:00Oi Márcia,
bom comentário. É necessário acrescenta...Oi Márcia,<br />bom comentário. É necessário acrescentar ainda o baixo grau de reaproveitamento de materiais de um ano para o outro.Família da Veiga Pereirahttps://www.blogger.com/profile/16390566260957003141noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-16597556636935899332012-02-27T05:48:20.853-08:002012-02-27T05:48:20.853-08:00Gostaria de acrescentar que além da questão cultur...Gostaria de acrescentar que além da questão cultural já está na hora (mais que na hora!) de haver preocupção com os resíduos gerados pelos eventos coletivos, em especial carnaval que é turístico..Educar as pessoas para não jogar seus lixos no chão (ou sobe os muros ou na casa/quintal/jardins) dos outros, mas procurar um local adequado (lixeiras). Está na hora das prefeituras zelarem para que haja espaço suficiente para as pessoas colocarem lixo, acima de tudo fazer campanhas com antecedência sobre isso.....Além claro, da questão dos banheiros públicos..Passei parte do carnaval no Rio e parte aqui....se fosse em Salvador sei que não seria diferente..não estive em Minas ou outro lugar, mas creio que, neste contexto de conscientização estamos no mesmo barco seja qual for o lugar no Brasil..poucos avanços..Acompanhei os pequenos blocos do Rio Vermelho, Barra da Lagoa em Florianópolis...e ao final a suejeira toda deixada para a limpeza pública... Uma pena., cultura e diversão devem estar aliadas a respeito pelo espaço público...Big Blue - Marcia Brincashttps://www.blogger.com/profile/03112227016129648170noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-43789784468507964312012-02-16T17:42:18.756-08:002012-02-16T17:42:18.756-08:00This comment has been hidden from the blog.Família da Veiga Pereirahttps://www.blogger.com/profile/16390566260957003141noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3829954552344783125.post-74885319299342608542012-02-16T17:01:59.601-08:002012-02-16T17:01:59.601-08:00This comment has been hidden from the blog.Anonymousnoreply@blogger.com