terça-feira, 12 de julho de 2016

O Aburguesamento do Espaço Urbano

A palavra Gentrificação é um neologismo português que vem da palavra em inglês Gentrification. Quando pela primeira vez apresentei aos meus alunos um filme sobre esse processo que aconteceu em Portland, nos Estados Unidos, percebi que a tradução do inglês para o espanhol era muito mais elucidativo: aburguesamento.

Trata-se de um processo, normalmente urbano, que acontece quando áreas, então utilizadas por classes populares, começam a valorizarem-se. Tal valorização espacial, é acompanhada de uma valorização imobiliária (aluguéis, preço dos imóveis) e a população originária, por não poder pagar mais para viver em tais espaços acaba sendo gradualmente sendo substituída por outra com mais recursos financeiros. São inúmeros os exemplos no mundo, mas já podemos observar isto também em Florianópolis: vejam o caso de Cacupé, por exemplo: uma área antigamente ocupada por pescadores, hoje é um bairro de dezenas de condomínios fechados...

Mas isto pode acontecer igualmente com espaço comerciais, normalmente após um processo de intervenção pública,que impropriamente chamam de Revitalização. A palavra Revitalização supõe um espaço sem vida, como se não houvesse vida antes da intervenção. Vejamos o exemplo mais do que atual do Mercado Público de Florianópolis. Valeria a pena uma pesquisa sobre o perfil dos frequentadores do Mercado hoje. Seriam os mesmos de anos atrás ? Ou tivemos ali um claro processo de aburguesamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário